All work and no play makes Jack a dull boy

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

virtualenv – EnvironmentError: mysql_config not found

virutalenv > instalando MySQL-python > mensagem de erro
EnvironmentError: mysql_config not found
quem nunca?
A solução? Traquinagem leve.
O mysql_config (no meu caso) está na pasta /usr/local/mysql/bin/
Desative o virtualenv e edite o arquivo /bin/activate do seu virtualenv e adicione a seguinte linha 47:
 45 _OLD_VIRTUAL_PATH="$PATH"
 46 PATH="$VIRTUAL_ENV/bin:$PATH"
 47 PATH="$PATH:/usr/local/mysql/bin/"
 48 export PATH
Obviamente, os número aqui são referentes ao arquivo na minha máquina - não custa nada avisar.
Depois é só ativar seu virtualenv e instalar o mysql-python.
Fonte

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Invertendo scroll no Windows (ou como ter o scroll do MacOS Lion no Windows)

Pra isso funcionar esse scroll reverso você precisa instalar o AutoHotKey, senão nem adianta continuar. Pode instalar que é tranquilo.

Assim que instalar, você pode colar o trecho abaixo em um novo script AutoHotkey (um arquivo *.ahk), ou colar em um script existente.

Ei-lo:
WheelUp::
Send {WheelDown}
Return

WheelDown::
Send {WheelUp}
Return

Salve, dê um duplo-clique no arquivo para rodá-lo e, pronto, você agora tem o scroll reverso.

;)

domingo, 14 de outubro de 2012

Ventoinha do Macbook - entendendo o barulho

No post anterior mostrei como solucionar o barulho na ventoinha do macbook air, mas não expliquei o porquê disso acontecer.

Barulho da Ventoinha do Macbook Air
Primeiro é bom esclarecer, os modelos late 2010 e mid 2011 do Macbook Air tem uma ventoinha. O trabalho da ventoinha é evitar que o chip do Macbook Air aqueça demais. Ele faz isso assoprando o ar quente pela saída exaustora. Essa saída exaustora fica entre o teclado e a tela - para ver, você precisa virar o laptop ao contrário, mas primeiro termine de ler o texto.

Por definição de projeto, a ventoinha do Macbook Air roda constantemente. A ventoinha roda a partir de uma velocidade mínima. Nos Macbook Air 11" late 2010 e 13"mid 2011 (meu caso), a velocidade mínima da ventoinha de 2000 rpm.

Na velocidade mínima, a maioria das pessoas não conseguem ouvir a ventoinha. Algumas pessoas, num lugar bem silencioso, com um ouvido bem sensível talvez consiga ouvir.

Quando o Macbook Air está bem ocupado, a ventoinha roda bastante para mantê-lo frio. Quanto mais rápido, mais fácil de ouvir.

Essa é a causa mais comum para a ventoinha do Macbook Air fazer barulho. É a ventoinha suando - sinal de atividade estressante.

Eis uma lista de atividade que pode fazer o Macbook Air se ocupar:
- rodas muitos apps;
- usar sites como vídeos e flash
- jogos
- rodar ou editar vídeos, especialmente os HD

A temperatura da do lugar também afeta o quanto a ventoinha tem que girar para manter o Macbook Air frio. Numa sala mais quente, a ventoinha girará mais rápido.

O meu Macbook Air 13"i5 mid 2011 chegou a 6500 rpm - com bastante barulho. Você pode verificar a velocidade da ventoinha do seu Macbook Air usando o wigdet grátis iStat Pro. No iStat também é possível ver a temperatura interna.

Se sua ventoinha está muito barulhenta (= rápida) e você está fazendo nenhuma tarefa pesada, o System  Management Controller (SMC) pode estar confuso. Isso se resolve resetando o SMC.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ventoinha Macbook - reduzindo temperatura e velocidade [RESOLVIDO]

Essa semana troquei de máquina. Saí de um Macbook Pro mid 2010 (2 anos de serviços muito bem prestados) e fui para um Macbook Air 13" i5.

Primeiro que o a transferência/backup/importação de um Mac OS X 10.6.8 para o 10.8.2 foi incrivelmente tranquila. Nenhum problema. Repito: nenhum. Foram 200gbs transferidos sem dor de cabeça. #macfagdected

Estava com um problema: ventoinha do macbook air estava fazendo muito barulho. A bateria sendo drenada, a temperatura alta e a velocidade da ventoinha incomodando com o som.

Como resolver? SMC Reset!

Não sabe do falo? Vamos lá: